Amor, amizade e sexo

4 Jul

roth recortado

Eis a grande trilogia deste livro de Philipe Roth, que fala também de família. “O animal moribundo” não foi lançado recentemente. Bem pelo contrário, foi escrito em 2001, chegou-nos em 2006, mas como qualquer bom título apetece ler e reler sempre.

É romance de excelente qualidade, narrado por David Kepesh, um dos alter-egos de Philip Roth, em forma de um intenso monólogo.

David é um ‘libertino’ académico “vulnerável à beleza feminina” que, no início de cada ano letivo, seleciona uma das suas alunas com quem irá ter uma relação, depois de completado o exame final e conhecidos os resultados.

Tudo corre segundo os planos e sem beliscar a tranquilidade do dito professor até ele eleger Consuela Castillo, 24 anos, a americana-cubana que lhe irá trocar as regras do jogo, ao assumir desde a primeira hora que a relação entre ambos será apenas sexual.

E ele, que nunca quisera outra coisa, de repente vê-se atormentado pelo ciúme. Perde a confiança e a segurança, passa a ter medo de perdê-la. Um ano e meio depois, ela termina a relação bruscamente. Separam-se. Mas a história não acaba.

Eu ainda não sei como vai ser esse fim pois ainda não cheguei à última página, mas não resisti a convidá-las (os) a ler este livro, editado pela Leya numa coleção muito prática, feitinha à medida de quem gosta de ler.

Confesso que esta é a primeira obra que leio de Philip Roth, mas já me rendi à escrita elegante do romancista norte-americano de origem judaica – que aqui investiga o tema da revolução sexual. E, por isso, já comprei mais uma. Desta vez é O Complexo de Portnoy.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: