Fazer da fúria uma aliada

13 Jul

Furias 2recortada

O título do livro de Marc Pistorio, A sabedoria das nossas fúrias (Estrela Polar), deixa-nos logo em estado de atenção plena. E muito curiosos relativamente ao assunto.

Já todos ouvimos dizer que a fúria destrói, algumas pessoas foram ensinadas a evitá-la, mas que elas podem ser construtivas?

Sim, podem, assegura Pistorio, psicólogo e psicoterapeuta de formação, neste livro que fala de fúrias conscientes e inconscientes e da necessidade de definir os laços que mantemos com ambas. Explica que esta é a via para “nos ajudar a resolver os conflitos connosco e com os outros”, e também a combater o stress.

O fim último não é evitar esta emoção complexa. O desafio é traduzir as nossas fúrias atribuindo-lhes o sentido e integrando-as numa “compreensão de si mais vasta”. Explica que as pessoas felizes souberam fazer isso, tornando as suas fúrias verdadeiras aliadas.

Da fúria que destrói à fúria que constrói, o autor propõe-nos três campos de reflexão. Um trata as fúrias viradas contra os outros, o outro fala das fúrias dirigidas contra nós próprios, o último sobre os meios de nos construirmos com perfeita consciência das nossas fúrias.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: