Quilos de boa disposição

17 Jul

festas

Mudanças de humor quem as não tem? Umas vezes apetece-nos desaparecer, outras dançar. Do péssimo ao ótimo humor, tentamos justificá-los com noites bem ou mal dormidas, planos que dão certos ou saem ‘furados’. E esquecemos (ou ignoramos) a influência da alimentação na nossa disposição.

É verdade, há uma relação estreita entre o que comemos e o nosso humor, as nossas emoções e sensações. É assim desde sempre, do nascimento, observa a dietista Libânia Braga lembrando que ao ser amamentado, o bebé “é nutrido e ao mesmo tempo sente prazer”

Este envolvimento das emoções tem uma base científica. “A química dos alimentos é capaz de alterar a produção de neurotransmissores”, a substância que transmite impulsos nervosos ao cérebro, e é responsável pelas sensações.

Desta forma, há alimentos que pelas suas características são capazes de estimular os neurotransmissores responsáveis pelo prazer, bem estar e euforia.

Brócolos, espinafres e folhas verde-escuras, ovos e peixe, são alguns dos que mais  contribuem para nos sentirmos mais bem dispostos e com mais ânimo

Também “a água favorece o bom humor, e ajuda a melhorar a capacidade de concentração e de raciocínio”. Para além de trazer outros benefícios como o reforço das defesas naturais. Daí que se aconselhe beber pelo menos um litro e meio de água por dia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: