Lidar com a mudança

19 Jul

o meu queijo recortada

O livro não é recente. Escrito em 1998 pelo orador e escritor norte-americano, Spencer Johnson, Quem mexeu no meu queijo? (Pergaminho) foi traduzido para português em 2001, deu o mote a várias conferência pelo mundo, e não perde a atualidade.

Porquê? Porque fala de mudança. Das mudanças a que todos estamos sujeitos – na nossa vida pessoal e profissional. Da necessidade de estarmos preparados para essa eventualidade, e sobretudo de aprendermos a lidar com ela superando o medo.

Mas Spencer vai mais longe, e através de uma linguagem simples, ensina-nos como gerir a mudança, e apresenta-nos ferramentas para compreender o nosso mundo em constante transformação. A um ritmo por vezes alucinante.

E tudo isto é feito com o recurso a uma fábula divertida que envolve quatro personagens: dois ratinhos e dois pequenos seres humanos que vivem num labirinto e dependem de queijo para se alimentarem e serem felizes.

Mas como um dia encontram uma casa cheia dele, não tem mais com o que se preocupar. Dando como certo esse enorme tesouro de que depende a felicidade dos quatro, nem sequer se dão conta que ele vai desaparecendo gradualmente… até esgotar-se. Então é preciso agir.

Em pleno processo de adaptação à mudança (acabou-se o queijo), um dos protagonistas resume o que vai aprendendo: a mudança acontece, antecipar a mudança (devemos estar preparados para isso), aviso de mudança (há sempre sinais, é só preciso ficar atento), adapta-te rapidamente à mudança (quem mais cedo se liberta do velho mais depressa encontra o novo), mudança (vai atrás de), desfruta da mudança (saborear a aventura e apreciar o sabor do novo), prepara-te para mudares rapidamente e apreciares a nova mudança (o que vier continua a ser-te retirado).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: