Férias sem engordar

5 Aug

cafe 1 cortada

Para a maioria o verão continua a ser sinónimo de férias, de preferência junto ao mar – ou, pelo menos, com muitas idas à praia. De tardes descontraídas numa esplanada a saborear uma bebida, e idas ao restaurante para degustar as iguarias da região.

É verdade que não seriam férias se estivéssemos sempre a contar as calorias, como diz a minha amiga Maria. Mas na verdade a probabilidade de ganhar alguns quilinhos a mais, entre bolas de berlim e mojitos, é muito grande.

E por isso, “seria muito bom se pudéssemos fazer alguma coisa para evitar engordar, sem ter que renunciar a todos os prazeres”, como ela própria observa. Fui conversar mais uma vez com a nutricionista Magda Rocha que esclarece o que fazer neste sentido:

A palavra-chave é moderação. Coma de tudo, mas sem exageros. Afinal de contas, está de férias.

 Quando come fora, no restaurante, deve evitar as entradas, uma vez que são normalmente bastante calóricas e servem para, sem se dar conta, adicionar calorias. Começar uma refeição com uma salada crua é sempre uma boa opção. Depois, evitar os fritos e reduzir os hidratos de carbono (massas, pão, etc.)

 ∙ Beba água. Com gás, sem gás ou com sabores, o que preferir mas sempre sem açúcar. A bebida de eleição no verão é por excelência a água. Excecionalmente pode beber sumos naturais ou batidos, que devem funcionar como refeição leve ou snack.

∙ Leve lanches para a praia, pois esta é uma boa estratégia para evitar a fome exagerada. Destas merendas devem fazer parte fruta fresca (é imprescindível), bolachas integrais sem açúcar adicionado, e iogurtes magros de aromas ou naturais (mas atenção à temperatura de conservação).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: