Pensar positivo ou viver positivamente?

12 Aug

Gulbenkien recortada

Gosto da palavra positivo(a). Associo-a a esperança e a força. Mas sempre que ela me surge no contexto do ‘pensamento positivo’ como algo que deve prevalecer perante as adversidades da vida, e mais nada, atrevo-me a dizer que desconfio.

Afinal, o que há de verdade nesta teoria que nos apresenta o ‘pensar positivo’ como remédio para todos os males?

A psicóloga Catarina Rivero diz que a Psicologia Positiva “tem vindo a demarcar-se da lógica do pensamento positivo associado a uma filosofia que vê só o que é bom e nega o lado negativo”, colocando a ênfase no que considera um “estado de positividade. Que, mais do que pensar positivo, se associa a um elevado nível de bem-estar experimentado pelos indivíduos”.

O que, acrescenta, está diretamente relacionado com o experienciar emoções positivas e fluir (capacidade da pessoa se envolver nas atividades que tem entre mãos), realizar objetivos e criar e manter relações positivas, e ter um sentido para a vida (sentir que a vida tem um significado).

Mas também com o saber gerir as emoções negativas, lidando e crescendo com a adversidade. Sem deixar de cultivar a esperança e o otimismo.

As pessoas com maiores níveis de bem-estar subjetivo têm este perfil. E de acordo com os estudos, “ganhos nas suas relações sociais, são mais flexíveis, mais resilientes (com maior capacidade de lidar e crescer com a adversidade), são mais cooperantes e generosas e tendem a cuidar mais da sua saúde”.

E os outros consideram-nas ‘positivas’ ou afáveis, observa ainda Catarina Rivero, concluindo que “quando temos maiores níveis de bem-estar, mesmo que nem sempre a viver emoções positivas, há uma maior serenidade, esperança e otimismo face ao futuro”.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: