Compreender, aceitar, perdoar

26 Aug

mais mar recortada

Há dias li uma frase de um qualquer pensador numa rede social que apresentava esta trilogia como essencial às nossas vidas. Uma sequência de capacidades em ordem que se propõe participar no nosso equilíbrio emocional.

Há quem duvide. E quem admita, como uma amiga minha: “eu até compreendo, o difícil é perdoar”.

Também eu já pensei como ela. Agora tento manter o meu equilíbrio resolvendo esta “tríade emocional para alcançar harmonia e bem-estar”.  É fácil? Não, não é. De acordo a psicóloga e terapeuta familiar Rita Duarte, é mesmo uma das “mais complexas e desafiantes” solicitações.

Compreender, aceitar, perdoar. O que as faz determinantes ao nosso equilíbrio psicológico, diz, “é o facto de estarem interligadas nos confrontos que vamos tendo ao longo da vida” – connosco e com os outros – “e porque as três nascem de choques emocionais que abanam aquilo que sentíamos e expectávamos”

Rita Duarte coloca a capacidade de ‘compreender’ no cimo da trilogia. Esclarece que embora pareça estar ligada à razão, “o que a sustenta é a competência para nos mobilizarmos e colocarmos no lugar do outro. Ou noutro lugar de nós próprios

Implica abertura. E é o único caminho que nos permite chegar às razões por trás do comportamento (que nos humilhou ou prejudicou de alguma forma) e, posteriormente, “cruzar essa informação com aquilo que esperávamos, desejávamos

Deste movimento nasce a aceitação. Ou não.

Negociamos a partir do quanto nos sentimos “ofendidos, descuidados, desprotegidos, humilhados” e do que do outro lado existir como “explicação relativamente ao que nos fez”.

A partir da compreensão e da aceitação que sentimos, e que o outro sente acerca da nossa posição, “torna-se claro que aquele assunto deve ser deixado ir”, garante a psicóloga

Perdoar é deixar ir, sublinha. É vermo-nos livres do peso emocional daquilo que nos magoou. E fazemo-lo em primeiro lugar por nós próprios.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: