Aumente o seu bem-estar

28 Aug

grafit recortada

Está tudo interligado, na perspetiva da Psicologia Positiva. A positividade com maiores níveis de bem-estar, e estes com a serenidade, a esperança e o otimismo relativamente ao futuro.

Dito de outra forma, quando experimentamos bons níveis de bem-estar sentimo-nos mais tranquilos e mantemo-nos confiantes face ao tempo que está para vir.

Pelo menos é o que garante a psicóloga e terapeuta familiar Catarina Rivero, explicando que é possível isso acontecer “mesmo que não estejamos sempre a viver emoções positivas”.

Trabalhar ao nível do nosso bem-estar aumentando-o deve ser, por isso, uma prioridade. O caminho. A psicóloga diz que é uma tarefa que envolve cinco níveis, e que “quando eles se encontram em harmonia a positividade acontece” mais facilmente.

A pessoa fica com “maior capacidade de relacionar-se com os outros e mais otimista na sua vida individual e coletiva”. O que fazer, então, na prática?

• Cultive emoções positivas: (alegria, amor, prazer, otimismo, sentido de humor) numa proporção de três emoções positivas para cada emoção negativa. “Quando experimentamos mais emoções positivas, estamos mais aptos e encontrar soluções para os problemas. Ficamos mais criativos”.

• Envolva-se: quanto mais envolvidos nas tarefas e rotinas estamos menos tempo ficamos a ‘ruminar’. Sentimos que somos úteis e desenvolvemos a nossa criatividade.

• Encontre sentido para a vida: as pessoas que sentem que pertencem a algo maior que a sua existência, que têm um propósito, tem maiores níveis de bem-estar (ele é encontrado de formas diversas, como através do ativismo social e/ou político, participação cívica, apoio a familiares, religião).

• Realize-se: definir objetivos próprios, tangíveis, e alcançá-los é algo muito referido por pessoas com maiores níveis de bem-estar. Portanto, faça como elas, comece a criar os seus.

• Crie e mantenha relações positivas: manter relações gratificantes contribui fortemente para o bem-estar, cultivando a capacidade de dar, estar, perdoar e agradecer.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: