Operação detox

2 Sep

liquidos 1 recortada

Por muito cuidado que se tenha com a alimentação em tempo de férias, sempre acabamos por cometer alguns excessos. Até porque não faltam tentações! Mas o que está feito está feito, nada de sentimentos de culpa. Agora pensemos nas soluções.

É aqui que entra o célebre programa detox que nos últimos anos anda na boca do mundo, mas que continua a ser um mistério para muita gente. Para revelá-lo, voltei a conversar com a nutricionista Magda Rocha

O que é o detox?

M.R: É um processo de limpeza do organismo. No fundo, é a eliminação de alimentos processados e a preferência por alimentos frescos e mais saudáveis. Pode também acrescentar-se alimentos mais diuréticos e/ou laxantes para uma maior eliminação de líquidos e toxinas acumuladas. Muitas vezes dá-se preferência a alimentos que estimulem determinados metabolismos no organismo, como o hepático, por exemplo, como forma de estimular a eliminação de toxinas.

A seleção dos alimentos é personalizada, portanto?

Sim, depende das características do individuo. Se este fizer muita retenção de líquidos, dar-se-á preferência a alimentos diuréticos; se tiver problemas de digestão, favorecemos alimentos que facilitem a mesma, por exemplo.

O objetivo não é perder peso, mas isso pode acontecer?

Sim, acontece muitas vezes, visto que são eliminados líquidos. E também porque se dá preferência a uma alimentação saudável.

Para além da ‘dieta’ alimentar, é estabelecida a toma de nutrientes complementares em forma de ampola?

Uma boa desintoxicação normalmente implica ambas, uma vez que a concentração de nutrientes nos alimentos é mais baixa do que aquela que conseguimos fornecer sob a forma de xarope, ampola ou comprimido.

Um programa prolonga-se por quanto tempo?

Não é possível generalizar o plano, mas se for um muito rigoroso deverá limitar-se a uns 3 dias, no máximo. Caso seja um plano mais flexível e variado, pode estender-se a um mês.

O que é possível continuar a beber?

Água e tisanas não adoçadas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: