O que fazer num dia de chuva?

2 Oct

Nina Simone recortada

Neste tempo húmido, chuvoso e cinzento, corro o risco de ‘hibernar’ no lugar preferido da minha casa, rodeada das coisas que eu gosto e gosto de fazer: ler um livro, ouvir música, ver um filme.

No sábado permiti-me esses prazeres, entre os três episódios gravados de Crossing Lines, a mais recente série do AXN, e o jazz.

Ouvi Billie Holiday, e redescobri o tema  Getting Some Fun Out of Life. Escutei mais do que uma vez todo o reportório de Nina Simone, porque é maior a nossa intimidade, e encontrei novos sentidos em Little Girl Blue.

Não fossem compromissos inadiáveis e ter combinado uma ida ao cinema com uma amiga, e teria continuado domingo ao mesmo ritmo. Naquele balanço ameno, onde a única nota forte era o jazz.

Sai indecisa. Atravessei a Av. de Roma a evitar as poças de água, e a julgar que não tinha sido uma boa ideia ter saído de casa.

A noiva recortada

Mas quando me sentei na penúltima fila da sala 2 do King, a ver os primeiros segundos de A Noiva Prometida, esqueci tudo. E não tive dúvidas que tínhamos escolhido um bom filme.

Gostei de tudo. Da fotografia, que é envolvente, dos planos de filmagem, da banda sonora e da história: um retrato intimista de uma família de judeus ultraortodoxos de Telavive.

A noiva é uma jovem de 18 anos, prometida a um homem de boas famílias e com um futuro auspicioso pela frente, que tem a sorte de se apaixonar por ele no primeiro momento.

Mas que vê a possibilidade de se casar desfeita quando a irmã mais velha, Esther, morre de parto.

Com receio que o genro parta para a Bélgica (onde lhe arranjaram uma possível mulher) levando o bebé, a mãe das duas propõe que a filha se case com o cunhado.

Shira recusa entregar-se a Yochai, primeiro. Depois, uma atração súbita por ele lança-a num enorme sofrimento, enreda-a numa teia de sentimentos de culpa.

Dividida entre o amor à irmã morta e o desejo por Yochai, Shira acaba por ceder ao segundo, e aceitar o seu ‘destino’. Absolutamente fabuloso!

2 Responses to “O que fazer num dia de chuva?”

  1. Ana Almeida October 2, 2013 at 17:33 #

    Uma boa sugestão de um filme a ver. Obg, Júlia. 🙂

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: