Entre identidades

23 Oct

A Identidade MK R

Milan Kundera é, decididamente, um dos meus autores preferidos. E este título, A Identidade, um dos meus favoritos. Lio-o este verão quase num só fôlego, e houve páginas em que quase fiquei sem ele.

Um livro provoca-nos para além da genialidade da sua escrita, e no caso de Kundera isso é inquestionável. Quando mergulhar no seu enredo se torna catarse, já não conseguimos parar. E, então, é como se a normalidade nos fosse finalmente restituída.

A Identidade de Kundera fala nisso mesmo: de identidade. De identidades que correm o risco de dissolver-se umas nas outras – Chantal e Jean-Marc amam-se tanto que por vezes parecem confundir-se.

E de crise de identidade. A crise de identidade vivida intensamente por Chantal, a mulher que na sua juventude queria “ser perfume de rosa, um perfume expansivo e conquistador”. E que assim queria “atravessar todos os homens e, através dos homens, a terra inteira”.

E que agora, em plena crise da meia-idade, dá-se conta de que “os homens já não se voltam” por causa dela.

Será que perdeu a identidade de antes? Um ‘clique’, uma ‘promessa’ incerta vai fazer com que ela tente recuperar essa identidade perdida entre dois casamentos e a morte de um filho.

Seguramente um segredo bem guardado, quantas mulheres não se revêm (ou reviram, em algum momento), nesta Chantel que  o olhar amoroso do marido já não pode consolar? “Porque o olhar do amor é o olhar do isolamento.”

Não é deste tipo de olhar que ela precisa, “mas da inundação dos olhares desconhecidos, grosseiros (…) e que poisam nela sem simpatia, sem escolha, sem ternura nem delicadeza. Esses olhares conservam-na na sociedade dos humanos do qual é separada pelo olhar do amor.”

Numa história que pode ser considerada um romance de amor, Kundera explora o universo íntimo da mulher com absoluta mestria.

E do casal, obrigando-nos a conhecer a rede complicada de caminhos que ele percorre, cruzando a fronteira entre o real e o imaginário, numa luta contra o desgaste do tempo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: