A importância de dizer ‘não’

6 Nov

Dizer 'nao'

Na vida social como na familiar e nas relações amorosas, há pessoas que não conseguem expressar opiniões. Têm medo de dizer ‘não’ e ser rejeitadas, por isso acabam sempre por concordar com os outros.

Suportam quase tudo. Mas não sem sofrimento, pois muitas vezes ficam a ‘ruminar’ no assunto. Tentando evitar o conflito com os outros, não evitam o conflito com elas próprias.

Por outro lado, diz a psicóloga Ana Almeida, “transmitem uma ideia de si que não corresponde à realidade”, e que os outros acreditam ser genuína.

Explica que a “dificuldade em ser assertivo é organizada ao longo da infância” e está particularmente relacionada com “os estilos de educação, as figuras de identificação e a vivência de experiências traumáticas”

As formas de “educação mais clássicas promovem uma certa subjugação a figuras de autoridade”: pais e professores, entre outros. E “estas normas sociais fazem com que a pessoa interiorize a ideia de que deve subjugar-se para ser aceite”.

Say 'no'

A “identificação com figuras de referências”, como o pai ou a mãe com a mesma dificuldade em matéria de assertividade também tem grande influência. E, finalmente, “a vivência de situações traumáticas”, no sentido em que “a criança foi punida ou rejeitada por pessoas significativas, por ter defendido as suas ideias e opiniões”. Ou seja, por ter sido capaz de dizer ‘não’.

Mais frequente nas mulheres, o problema também é muito comum nos homens.

Seja como for, é sempre possível aprender a dizer ‘não’, exercitar a assertividade. E essencial para que cada pessoa se sinta realizada e em sintonia consigo própria.É bom para a saúde física e mental, assegura Ana Almeida.

À medida que vai aprendendo a assertividade a pessoa vai-se sentido melhor consigo própria e aprende a gostar de ser firme.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: