Sem glúten, por favor!

27 Nov

gluten free

Ao princípio era usada por portadores de doença celíaca (pessoas com elevado grau de intolerância ao glúten). Quase exclusivamente. Agora, a alimentação isenta de glúten ganha novos adeptos.

Resultados de estudos recentes podem explicar esta a adesão: “verificou-se que há muita gente com uma ligeira intolerância ao glúten, e que a diminuição do consumo contribui para uma perda de peso mais eficaz, nos casos em que há excesso”, diz a dietistas Rita Seno Valentim.

Explica que uma das características da intolerância “é a deficiente absorção de nutrientes por parte do intestino, levando a uma descompensação do organismo“. O que pode traduzir-se na “falta de algumas vitaminas e minerais essenciais à manutenção de um bom estado de saúde”.

Assim sendo, ao retirar-se o glúten da alimentação “o metabolismo volta a funcionar de forma eficaz promovendo a normal absorção de nutrientes e o correto funcionamento dos intestinos, evitando a retenção de líquidos e inchaço associado, e permitindo a descida da massa gorda e peso em excesso”.

A complexidade do glúten torna a digestão difícil e demorada podendo traduzir-se no mau funcionamento do intestino. Nestas alturas, o volume da zona abdominal aumenta causando desconforto físico e psíquico.

Por seu lado, “esta má digestão provoca uma deficiente absorção de nutrientes por parte do organismo provocando uma descida na imunidade, cansaço exagerado, enxaquecas, dores abdominais, faltas de memória e mau estar geral”.

A dieta sem glúten ajuda a recuperar energia e vitalidade, alivia dores das articulações, reduz as enxaquecas, dores de cabeça e a depressão, e diminui o inchaço da zona abdominal.

De acordo com a dietista, estes benefícios gerais não estão circunscritos aos portadores de doença celíaca. Ganha toda a gente que opta por uma dieta isenta desta proteína complexa que, “não sendo essencial para a manutenção do estado saudável do organismo”, pode ser perfeitamente “retirada da alimentação

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: