O ideal só existe na mente

4 Dec

Mulher Certa

Descobri Sándor Márai não há muito tempo. E acho que foi amor à primeira linha. Estreei-me com este livro, A Mulher Certa, em 2010 (pouco depois desta 5ª edição ser lançada). Ao contrário da maioria dos meus amigos que começou por As Velas Ardem Até ao Fim, outra obra do autor húngaro. Penso, até, que a mais conhecida.

Eu comecei por este (já li as Velas, e a Ilha), e este é o meu preferido. Do que trata? Eu diria que é um retrato psicológico de personagens insatisfeitas, frustradas, infelizes e atormentadas. Um romance a três vozes, três suscetibilidades (a de Márika, Péter e Judit) sobre uma história de paixões e enganos, desencontros e desencantos.

Numa cafetaria elegante de Budapeste, Márika conta a uma amiga como descobriu o adultério do seu marido. Na mesma cidade, o homem que foi seu marido, Péter, confessa a um amigo como abandonou a mulher por outra que desejava há muitos anos. De madrugada, numa pequena pensão romana essa mesma mulher, Judit, conta ao amante como ela, de origem humilde, casou com um homem rico para sair da pobreza.

Uma história de amor e da sua ausência, sobre desejo e ciúme e solidão. Relatada numa escrita intensa, perfeita e melancólica, que nos transporta para o tempo narrativo.

Sándor Márai reflete sobre as relações humanas (Lázár explica que os sentimentos podem ser aprisionados pela razão mas não são anulados). E a frustração resultante da idealização. O ideal só existe na mente, como podemos perceber nas palavras de Márika:

“Um belo dia acordei, sentei-me na cama e sorri. Não sentia já dor. E, subitamente, percebi que não existe a pessoa certa. Existem somente pessoas e, em todas elas, um pedacinho da pessoa certa, mas em nenhuma se concentra tudo o que se aguarda e dela esperamos…”

Um livro absolutamente fabuloso. Para ler muitas vezes.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: