Dieta sem lactose

18 Dec

lactose

O regime sem lactose assenta numa alimentação isenta deste açúcar presente no leite e seus derivados, ou na diminuição do seu consumo, “e  na toma de substitutos enzimáticos à venda em farmácias”, esclarece a dietista Rita Seno Valentim.

Normalmente é seguido por pessoas com intolerância à lactose, “cujo organismo não consegue produzir uma quantidade suficiente desta enzima responsável pela degradação e síntese da lactose durante a digestão”. Mas pode ser, e cada vez é mais uma opção alimentar à margem de qualquer intolerância.

Seja como for, segundo a dietista se o grau de intolerância “não for muito elevado, a pessoa pode consumir iogurtes em pequenas quantidades e alguns tipos de queijo”.

Explica que no regime, “o leite de vaca é substituído por derivados de soja, como a própria bebida de soja, os iogurtes, as margarinas e os queijos”, e que as bebidas de arroz e amêndoa também já são utilizadas em casos de intolerância à lactose.

“Mas não há nenhuma obrigatoriedade em substituir o leite e seus derivados por estes alimentos”, diz, podendo-se “simplesmente beber chás, café e sumo de fruta, e optar por fiambre de aves, mel e compotas”.

Nestes casos, a absorção de cálcio pode ser feita “através de vegetais de folha verde escura, castanhas, amêndoas e nozes, sésamo, milho, tofú e leguminosas como o feijão, por exemplo”.

Porém, resume, para que esta absorção seja feita corretamente pelo organismo, há que consumir alimentos com vitamina D (presente em alguns peixes como o salmão e as sardinhas, e em vegetais como os cogumelos, na gema de ovo e no fígado de vitela).

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: