A sonhar com um mundo melhor

18 Jan

Amelie

Há hábitos que nunca se perdem. Um dos meus é revisitar filmes que fico sem ver durante algum tempo. Anos mesmo! À tardinha ou madrugada dentro dos dias de chuva e frio, quando o inverno atinge o ponto máximo de acidez. É como se puxasse uma mantinha até ao queixo. E viajasse pelo tempo, bebericando lembranças. Aninho-me em histórias. Nem sempre doces. Mas com um qualquer significado importante para mim.

Deslizo o indicador pelos títulos arrumados na estante sem qualquer ordem rigorosa. Mas escolho-os com perícia cirúrgica. Orientada pelas emoções. É catártico, não tendo de ser sofrimento. É uma vontade de partilha que me move. A necessidade de pertença. De identificação. Mas também pode ser a simples vontade de rever um bom filme, uma boa realização. O que me move é então técnico e artístico. E acontece muitas vezes, também.

A escolha de O Fabuloso Destino de Amélie resultou de um conjunto de pequenos sinais ao longo do dia. O último foi uma frase em francês. Não sei se a ouvi na televisão ligada na sala, enquanto preparava o jantar na cozinha ontem à noite. Ou na minha cabeça, num passeio por Montparnasse. Ultimamente regresso lá muitas vezes! E que acabou com o olhar negro e magnético de Amélie convidando-me a entrar ‘no seu destino’ (ou será porque a atriz tem novo filme?).

Um película irrepreensível também em termos técnicos (justifica as cinco nomeações para Óscares que então recebeu)). Mas é sobretudo a sua magia que me embala. Diverti-me imenso com esta comédia romântica. Mas emocionei-me  também. Quem consegue resistir a uma história povoada de personagens bizarras e deliciosas, centrada na vida de uma generosa e sonhadora jovem que vive para tornar a vida das pessoas que a rodeia um pouco melhor e punir os injustos? Agrada-me o coração de Amélie. E a ideia de semelhante generosidade!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: