Lanches com sabor a mel

16 Feb

cake+lemon

Adoro bolos escuros. Com sabor a mel e canela. Também eram os preferidos lá de casa. Da minha mãe que os fazia para os lanches de domingo. E do meu pai que começava a pedir-lhe que os fizesse logo à quarta-feira. Hoje sou eu que os faço, os bolos de mel. Umas vezes seguindo a receita da minha mãe à letra, outras vezes dando-lhe um toque pessoal. Foi o que aconteceu este fim de semana – retirei alguns ingredientes à formula original e juntei-lhe outras. Eu fiz assim:

200 gr de açúcar 250 gr de farinha (eu peneiro )4 Ovos de tamanho médio 1 Colher de sobremesa de canela em pó ½ Chávena de azeite ½ Chávena de mel Raspa de uma laranja (adoro citrinos). Vai ao forno durante 45 minutos a 180ºC

Depois fiz um doce de limão para acompanhar. Nunca tinha experimentado no bolo de mel (normalmente uso-o nos bolos de manteiga e limão), mas resultou muito bem. As fatias de bolo ficam ainda mais perfumadas e com um suave sabor ácido que contrasta muito bem com o doce do mel. A receita é antiga e estava no caderninho das receitas que trouxe de casa, do Alentejo. É assim:

100 gr de Açúcar 1 Ovo inteiro 1 Limão (sumo e raspa) 50 gr de manteiga. Misturar o açúcar e o ovo mexendo muito bem. Juntar o sumo e raspa do limão, continuando a mexer. Levar ao lume e acrescentar a manteiga. Quando começar a ferver reduzir o lume e deixar cozer durante 5 minutos, mexendo de vez em quando.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: