Ela tinha os olhos azuis

4 May

Mar (Cascais)

Ela tinha os olhos azuis. A minha mãe. E era muito branca com as maçãs do rosto rosadas. Tal e qual a princesa do meu conto que tinha comido a maçã envenenada. Mas eu não tinha medo que um destino assim a esperasse porque ela era forte e determinada, capaz de combater qualquer mal. Ela era uma guerreira. A minha princesa guerreira, dividida entre a suavidade e a doçura própria das princesas – ou, pelo menos, eu assim o julgava – e a bravura dos guerreiros. Eu admirava essa bravura. Mas preferia a doçura que podia ver-lhe no olhar, quando os olhos dela lembravam o mar em dias tranquilos. Às vezes, eles transmitiam tempestades e eu não gostava. Davam-me muito mais trabalho porque eu também combatia. Lá em casa dizia-se, e hoje diz-se mais ainda que somos iguais. E hoje eu sei que é assim – as duas intensas para o melhor e para o pior!

Como eram doces e quentes aos dias – tantos – em que nos perdíamos juntas, fazendo as coisas que tanto gostávamos de fazer. Passear pelo campo nos dias de primavera colhendo acácias, regar as flores do seu jardim – e eu com um regador cor-de-rosa, à minha medida. Preparar o musgo e as searas para o Natal, enfeitar a árvore e o presépio, ficar na cozinha a explorar texturas e sabores, sobretudo nas estações frias. Ela fazia bolos escuros com sabor a mel e a canela. Ela fazia um bolo pequenino só para mim – manteve este hábito até ao final dos seus dias, alheia ao meu crescimento. E eu adorava. E eu sentia-me especial através desses gestos. E eu sinto falta desse bolo! E eu nunca mais comi um bolo assim!

A minha mãe tinha os olhos azuis. E era branca e rosada. Com ares de Branca de Neve. Ares de princesa. E tinha personalidade guerreira. Por isso, ainda criança decidi que ela era a minha princesa guerreira. A minha princesa guerreira que continua comigo, no lugar da memória e do amor.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: