A semana começa ao sábado

11 Oct

Arvores de outono

É incrível a minha tendência para começar quando é suposto terminar! A minha mãe chamava-lhe ‘espírito de contradição’ – dizia que eu tinha-o em excesso. Era “uma loucura”, que a fazia perder a cabeça! Ainda mais porque sabia que eu gostava de tê-la, essa atitude contestatária que se agigantava em contacto com as regras. Mas que nunca foi política nem desejou sê-la, a política é uma chatice, não tem nada de poesia, como podia eu gostar dela? Era uma coisa de alma e de cabeça, um impulso.

Mas durante muito tempo tive que mover-me pelo sentido dos ponteiros do relógio – a semana começa à segunda-feira e termina sexta à tarde, ao sábado preguiça-se, vai-se ao cinema, está-se em família – contudo, com total consciência que havia ali, entre o vidro e a caixa, uma roda dentada com um pequeno ‘defeito’ que fazia com que a ‘coisa’ não encaixasse verdadeiramente no sistema.

No entanto chegava sempre à hora certa, nem um minuto antes nem um minuto depois. E perante esta precisão, quem podia imaginar que havia ali uma falha, ínfima, mas mesmo assim uma falha?

Hoje é um desses dias em que sinto que comecei quando é suposto parar ou continuar, retomando o ginásio depois de duas semanas de paragem. A um sábado!

Foi muito bom voltar a ver a manhã cedinho, hoje coberta de nevoeiro, e prosseguir com uma das atividades que me dá maior prazer. E agora, no dia em que é suposto parar, preparo-me para voltar para a escrita – estive adoentada, atrasei o trabalho.

A vida é cheia de humores, se pensarmos que as dificuldades acabam por orientar-nos para o nosso verdadeiro caminho, ao encontro de nós próprios, do ‘eu’ autêntico que só nós conhecemos.

Não me tenho saído mal desta viagem!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: