Welcoming December

1 Dec
?

As cores de dezembro

As datas mais importantes da minha vida estão associadas a este mês, naturalmente frio e cinzento, com todas as cores do arco-íris pousadas na Natureza. Entre outras coisas, nasci em dezembro. [Não, não faço anos hoje, ainda não!] Também por isso e porque sim gosto dele, do mês de dezembro.

Gosto dos seus cenários cinzentos sublimes, do som de dezembro, da forma como me sopra o frio sobre os olhos. E nos ouvidos, como se fossem segredos. Colho-os com uma grande intimidade. Gosto da vontade que me faz sentir de muitas canecas de chá e cacau quente, de mantas de lã e de botijas de água bem quentinha. Aqueço o corpo assim muitas vezes em posição bem redondinha, celebrando dezembro à volta de um livro. Ou não fazendo nada, que também é delicioso.

Dezembro tem personalidade. É isso, dezembro tem caráter. Gosto de dezembro, da forma com me afeta e brinca comigo. Mesmo quando me deixa com o coração mais apertadinho!

Gosto de tocar-lhe manhãs frias e secas, às vezes também enlaçadas em nevoeiro – gosto menos da chuva –, e espreitar-lhe as ruas com os seus cenários de muitas cores. Às vezes namoro-o da janela, dezembro intenso, sedutor. Às vezes desço para vir ao seu encontro nas pequenas coisas. Há pouco encontrei-o glorioso nesta árvore.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: