E tem sido assim dezembro

20 Dec
?

Com Woolf e Rilke, no momento

Dezembro cheio. Inesperadamente com menos tempo para mim, cheio de coisas inesperadas. Não, não têm sido jantares de Natal a afastar-me deste espaço. Só programei um há dois dias e não consegui estar presente porque fiquei adoentada. A única saída este mês foi mesmo para festejar o meu aniversário no passado dia 11. Só não tenho tido muito tempo livre, apesar de andar a fazer render os dias levantando-me muito cedo. Por outro lado, tenho de confessar, ando com mais necessidade de estar comigo. Finalmente, tenho aproveitado todos os minutos para ler.

Apesar dos muitos livros que tenho em casa por ler, porque compro sempre mais um, estou a deliciar-me com o último que trouxe da FNAC há três semanas: Cartas a Jovens Poetas, de Rainer Maria Rilke e Virginia Woolf (da Relógio D’Agua). Gosto muito da obra de Woolf, a minha preferida é decididamente Mrs. Dalloway, e ‘ai’ adoro a poesia de Rilke – li boa parte dela em francês, durante o tempo que vivi em Paris (há alguns anos). Por isso esta também foi uma compra muito emocional.

Página atrás de página, a minha curiosidade cresce à volta da correspondência que Woolf e Rilke terão trocando com jovens aspirantes a poetas, pois é disso que trata este livro, onde os dois expõem os seus pontos de vista sobre as ‘condições necessária’ para seguir a poesia. As diferenças entre ambos são claras: ao contrário de Rilke que persiste na necessidade do poeta “voltar-se para dentro de si”, Woolf defende que esse deve ser apenas um momento do seu crescimento. Duas perspetivas a explorar até à última página. Para mim, Rainer Maria Rilke é sublime!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: