Janeiro cinzento, com chuva

10 Jan
?

Por janeiro, na cidade

Dias estranhos esses que emolduraram o meu natal. Sem glória nem paz. O ano passado ainda tão recente, ao fim da estrada. E depois o novo ano. E que medo eu tenho dele! Fui lançada em 2016 sem vontade ou preparação. Estou sentada no olho de um furacão sem proteção ou passaporte. Saio e entro, esgueiro-me, não sei para onde. Se eu conseguisse fugir. Perco o horizonte, às vezes. Sinto-me perdida nesta manta cinzenta dos dias de janeiro com chuva pelos joelhos, quando saio à rua. E no não dito, que me fecha a garganta.

Escapou-se a manhã, esta de domingo, o segundo do mês, e eu julguei manter um novo ânimo perante tudo. Um céu sem sol, a luz parda, as paredes brancas viscosas que não tinham conseguido recuperar do vendaval líquido da noite. E eu quase tive esperança. Talvez voltem os dias cristalinos, já um pouco maiores, cheios de promessas de amendoeiras em flor. E talvez a vida se resolva, ao fim de tanto cansaço.

Agora, vou-me entretendo noutro espaço. Ora escrevo, ora desenho o vidro da janela da minha sala debruçada sobre as arvores despidas. As gotas de água sobre a superfície exterior, a condensação da água cá dentro, um pincel feito do indicador. São desenhos de criança, casas e sóis para aquecer-me, malmequeres brancos com olhos amarelos, e barcos à vela com arestas arredondadas que me transportam por escassos segundos para um mundo cheio de magia. Tento alcançar o relógio do coelho da Alice com intenção de atrasá-lo mas, como ela, curiosa e gulosa, bebo o conteúdo da garrafa. Perco a oportunidade. Reduzo-me ao tamanho do meu polegar. Transbordo desta criatividade ingénua. Mil ideias, mil desejos, só não consigo desenhar corações!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: