Com um pé em cada estação

10 Jul
?

O mar da Ericeira

?

Manhã de verão na Ericeira, com nevoeiro sob o mar

?

Praia do Guincho com sol e vento

?

No Guincho, entre areia e rochedo

?

A maré enche na Bafureira

Com os termómetros a subirem consideravelmente logo nas primeiras horas da manhã de ontem, sábado, pensámos que poderia ser interessante ir até à praia da Ericeira. Gostamos muito da pequena vila tão à mão de Lisboa (a 35 km da cidade), de casas brancas térreas por perto, e esplanadas com vista sobre o oceano que ali é quase sempre frio e ganha cores de azul profundo.

O mar da Ericeira não é fácil, às vezes é inóspito, mas tem sempre personalidade! Há alturas em que não é possível penetrá-lo. São momentos para contemplação, que se quer à distância.

Ontem foi assim, um desses dias! Ainda descemos para um passeio pela margem quase vazia, agasalhados – nas águas só surfistas, muitos – mas foi impossível continuar. Nariz a pingar, a garganta e os ouvidos a refilarem sob a agressividade do vento. As nuvens negras ora subiam ora desciam no horizonte.

Dissemos adeus à praia e à vila, continuamos por Sinta até alcançar a linha do Estoril, à procura do calor perdido depois de Lisboa. Mas as paisagens sucediam-se em tons escuros, nalgumas parecia ter-se instalado o outono.

O Guincho estava inundado de luz, mas o vento trabalhava contra o sol. Ainda descemos, pé na areia, mas por pouco tempo. Seguimos. E acabamos na praia de sempre, no lugar seguro para banhos de sol e de mar. A maré já enchia na Bafureira e o calor obrigava-nos a sucessivos mergulhos. Fechámos o dia em casa, aqui, depois de atravessarmos estações.

Confesso, que gosto destes circuitos ora alegres ora bucólicos. Gosto destes contrastes, destas paisagens que se alternam em graça e grandeza!

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: