A fechar dezembro, a fechar o ano

31 Dec
?

A praia do Guincho em dezembro

?

Pôr-do-sol no Guincho

?

Praia da Adraga em contraluz

?

O mar e a rocha, ainda na minha Adraga

?

Janelas, Colares: a celebrar a vida

?

Em Mértola para o Natal, capela de Nossa Senhora das Neves

?

Ainda em Mértola: o crepúsculo

 

Não sou muito de balanços (à vida)! Tenho medo que as coisas ou os acontecimentos negativos superem os positivos e lá se vai a minha vontade de manter-me fiel ao otimismo.

Mas às vezes lá tem de ser.

Fazer ‘contas à vida’ no último dia de cada ano é uma tradição, faz parte do ritual de passagem. Paramos para olhar de perto onde chegámos e à distância o que não conseguimos alcançar e porquê – eu faço assim, mas não tive acesso a qualquer manual de instruções!

Credo, como me custa esta fase do processo de avaliar porque não consegui atingir os meus objetivos! Receio não ser suficientemente objetiva, achando que o “inferno são os outros” ou que não sou suficientemente inteligente e corajosa para fazer a minha vida acontecer como sonhei e em todos os planos. Não há volta a dar, tenho uma tendência enorme de pecar por excesso e por defeito!

Agora, às duas da tarde deste sábado, do último dia de dezembro e do ano de 2016, já comecei o meu balanço. Na minha cabeça vou construindo grupos por temas e a cada um deles acrescento um sinal positivo ou negativo. É claro que neste momento já tenho uma noção de manchas.

Cheguei ou não cheguei? Há um equilíbrio entre os dois grupos, tenho de reconhecer. Mas o grande objetivo, o que eu mais queria ter conseguido e penso ter trabalhado muito nesse sentido, não foi alcançado.

‘Paciência, coragem, força. Amanhã é outro dia, outro mês, outro ano, começa outra vez’, digo ao meu ouvido, à minha cabeça, à minha alma. Acalmo o coração.

E ergo uma taça pela família e pelos amigos. E por tantos momentos magníficos passados perto da minha ‘Natureza’, no campo e perto do mar, a ver o nascer e o pôr-do-sol. ♥♥♥

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: