Do nevoeiro… e dos afetos

5 Jan
?

Manhã cedinho por entre o nevoeiro

Acordei com este plano de nevoeiro sobre a cidade. Vi-o assim a partir da janela da minha casa, entrecortado com a luz fraca dos faróis dos carros a piscar à meia distância. Do nevoeiro eu gosto!

Gosto dele denso como o nevoeiro que caía sobre a minha terra quando eu era pequena e saía de manhã para o colégio, agasalhada pelos cuidados da minha mãe. Desse tempo, ficou-me o vício do cachecol – naquela altura não lhe chamávamos lenço – e das luvas de lã

Na minha terra, enquanto eu crescia, os dias de nevoeiro não significavam necessariamente dias soalheiros da parte da tarde. Às vezes o nevoeiro afirmava-se sobre o rio até à boca da ribeira. Aí punha-se de bicos de pés e às vezes levantava o véu sobre a ponte romana. Tudo num movimento ascendente mas curto, enquanto eu crescia.

Outras vezes agarrava-se às ruínas do castelo amedrontando a população que julgava ver fantasmas. Até anoitecer. Nesse tempo eu tinha medo de fantasmas e vivia apaixonada por mistérios.

Por esses dias e anos fui leitora assídua. Lia avidamente. E contadora de histórias. Contava com entusiamo enredos resumidos dos livros que o Tono me trazia quase todas as semanas. A minha mãe dizia que era daí que vinha a minha imaginação!

E no fim, depois de expor toda a minha ‘sabedoria’, escutava maravilhada o meu irmão mais velho! Trocávamos ideias sobre as fadas, os feiticeiros, as princesas e os príncipes. Eram horas de dupla magia.

Continuo agitada por enigmas, influenciada pelas longas horas de leitura que se entranharam na minha rotina vida fora. Felizmente, à força do meu pai tanto me sossegar a alma, esqueci os espetros.

São assim os dias de nevoeiro agora, aqui na cidade: nostálgicos, cheios de memórias doces, sussurradas na linguagem dos afetos.  ♥♥♥

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: