A primavera anuncia-se

27 Jan

2019-01-27 14.42.36.jpg

Janeiro chega ao fim! Estamos quase lá, no dia 31 deste mês que eu não gosto. Mas os dias já cresceram tanto! Um dia atrás do outro e um pouco mais de luz. Por entre o frio seco da manhã e tarde adentro, depois do nevoeiro que rapidamente se rende ao sol.

Embora as horas cortem, geladas, não há roupa que conforte, nem aquecimento elétrico ou a gás – talvez só uma boa lareira, mas isso eu não sei porque não tenho, mas dava tudo para ter – há sinais aqui e ali de vida a renascer.

É a primavera a anunciar-se antes do seu tempo de calendário – anuncia-se nos cheiros, na luz do sol que é diferente, no canto dos pássaros com notas de alegria e nos malmequeres do campo. Eu ainda não os vi! Mas disseram-me que o campo está coberto deles, surgiram de um dia para o outro, brancos e amarelos ao sol, bordando o prado verdejante que a falta de chuva não comprometeu ainda.

Antes de ontem era sexta-feira e eu não tinha visto os malmequeres. Ontem foi sábado e eu fui à procura deles, por perto. E então viu-os, uma amostra envergonhada de malmequeres brancos e amarelos. Muitos pequeninos entre a relva, ao sol. É a primavera que se anuncia, por aqui!

Hoje é domingo. O sol chegou de manhã cedo, depois partiu. Deixou um rasto de nuvens cinzentas escuras e vento no limoeiro. ♣

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: